Publicidade

O que acontece se eu não pagar o financiamento de carro / moto?

Antes de se decidir por entrar de cabeça em um financiamento de carro ou moto, por mais tentador que seja a saída para realizar um desejo seu, é fundamental estar preparado e muito bem-planejado em suas finanças.

Isso porque, qualquer tipo de financiamento, dependendo do valor do bem, vai comprometer boa parte da sua renda a longo e médio prazo, isso no caso da compra de veículos e da casa própria, que costumam ter como prazo de quitação entre 5 e 35 anos.

Publicidade

Como imprevistos podem acontecer a qualquer momento na vida de todo mundo, se você quer saber o que acontece se você não pagar o financiamento do seu carro ou moto, continua lendo este artigo!

O que acontece se eu não pagar o financiamento de carro / moto?

Qualquer tipo de contratação com instituições bancárias ou financeiras, no caso do não cumprimento do acordo, que no caso seria o pagamento do financiamento concedido, está sujeita a diversas penalidades que podem ser bem amargas para quem está do lado errado.

Em um financiamento de veículos, o bem só passa a ser seu de verdade após a quitação total do débito e existem leis que regulamentam este tipo de transação para garantir que as empresas financeiras ou instituições bancárias não saiam no prejuízo no caso de inadimplência.

Publicidade

Caso você não pague o financiamento do seu carro ou moto e não tenha realizado nenhum tipo de acordo com relação às parcelas em atraso, o banco ou instituição financeira, por ser dono do bem, também chamado de proprietário fiduciário, pode decidir pela venda do carro ou da moto financiados.

São nesses casos que acontece a busca e apreensão do veículo, para que a reintegração de posse do bem seja realizada em benefício da empresa financeira ou instituição bancária. 

E essa ação independe do número de parcelas que esteja em atraso, podendo até mesmo estar em andamento sem que o devedor tenha conhecimento, bastando, para isso, que exista apenas uma parcela em atraso para que o bem esteja passível de uma busca e apreensão, já que nesses casos, o próprio veículo é a garantia de quitação do valor total do financiamento.

As leis que regulamentam os processos de financiamento de veículos foram alteradas nos últimos anos e com isso ficou mais fácil a retomada do bem por inadimplência a partir da primeira parcela em atraso.

Publicidade

Algumas pessoas pensam que apenas a partir da 3ª parcela do financiamento de um veículo, que pode ser moto, carro ou até mesmo um caminhão, existe o risco de perda do bem através da busca e apreensão, mas na realidade, a partir da 1ª parcela em atraso já existe a possibilidade de ajuizamento de uma ação solicitando a reintegração de posse em favor da empresa que concedeu o crédito.

Mas antes de isso acontecer de fato, o mais comum que haja a tentativa de um acordo entra as partes para que o débito seja colocado em dia, mas mesmo assim, procure não arriscar e mantenha o pagamento do seu financiamento em ordem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.