Publicidade

O incrível poder da gratidão sobre um ansioso

E se eu lhe disser que existe algo que é capaz de te tornar mais feliz, mais saudável, mais produtivo e mais otimista, você acreditaria?

Provavelmente você deve estar se perguntando ou me perguntando quanto isso custa ou que deve ser caro demais pra você conseguir adquirir, porém devo te confessar que essa “poção mágica” não tem custo algum, apenas requer um pouco de esforço para ser colocada em prática.

Estou entregando pra você uma poderosa ferramenta capaz de expandir sua visão da vida e capaz de te tornar um ser humano mais bonito, estou te apresentando a GRATIDÃO.

Não é conversa fiada, é ciência.

Vários estudos científicos comprovaram que quem pratica o ato de agradecer vive melhor. A ciência nos diz que uma “atitude de gratidão” é uma boa escolha para nossa saúde. Mas, com certeza, você gostaria de provas, pois a maioria dos sites sempre citam “estudos científicos”, mas nunca mostram os dados.

Publicidade

Pois bem, dois renomados psicólogos chamados Robert Emmons e Michael McCullough, descobriram que as pessoas que conscientemente se concentram na prática da gratidão experimentam maior bem-estar emocional e saúde física do que aqueles que não praticam. Caso tenham interesse podem ler o livro “The Psychology Of Gratitude”, que fornece toda a ciência por trás dessa ferramenta poderosa.

A gratidão talvez seja a chave mais importante para o sucesso e felicidade. Saber quem somos, onde podemos chegar e agradecer pelo que nos foi dado faz com que todos os dias tenham mais valor.

Ansiedade e Gratidão

Quando tive minha primeira crise de ansiedade eu queria sumir. Queria que o mundo desaparecesse e que não restasse nada ou nenhum sinal da minha vaga existência para ser lembrada.

Sofri e reclamei durante três anos seguidos sem fazer a menor ideia de que uma simples palavra e mudança comportamental fosse capaz de mudar a minha maneira de enxergar o mundo. Eu tinha o hábito de reclamar de tudo o tempo todo, até das coisas que pareciam estar indo bem. Eu me auto-sabotava diariamente e cada vez mais me destruía.

Usar conscientemente o poder da gratidão não é uma simples habilidade e requer muita paciência consigo mesmo. Eu sei disso, pois eu já estivesse no fundo do poço e graças a gratidão e muita força de vontade (pois não é fácil parar de reclamar) eu escalei e pisei em terras firmes.

Eu fui ao inferno e voltei. Digo isso com a mais pura convicção de que estive no inferno em todas as minhas crises de ansiedade e pânico e, com certeza, se você já passou por algo parecido sabe do que estou falando.

Eu só queria que o tempo passasse rápido, mas ele passava tão devagar que eu sentia meu peito explodir. Corria pro hospital no desespero de estar infartando e chegando lá, nada. Era como se eu estivesse louca. Eu não sabia o que era realidade e o que não era. E minha vida era uma “arma” que eu não sabia manipular, mas que fazia grande estrago quando disparada.

Três anos dentro dessa bolha de reclamações e lamentações.

Perdi o sentido e me afoguei em sentimentos que eu nem sequer sabia que poderiam existir. Qual era o sentido de estar vivendo se fosse pra sofrer naquela proporção? Eu não conseguia nem sequer me olhar no espelho com medo do meu próprio reflexo. Eu deixei de me sentir especial.

Eu estava completamente perdida e sem forças pra encarar minha própria vida, quando descobri a magia da gratidão. Sim, a gratidão é muito poderosa.

Publicidade

Eu resolvi que eu era boa demais pra estar naquela situação (porque não há nada de errado em assumir que você tem potencial). Comecei a ler e escutar sobre a gratidão e resolvi praticá-la, o que foi surpreendente em minha vida.

As lamentações viraram atitudes. As atitudes trouxeram resultados. E as crises de pânico e ansiedade eram cada dia mais raras. A gratidão é claramente e sem sombras de dúvida uma ferramenta crucial para ser cultivada dentro de nós. É um mecanismo capaz de transformar medo em amor.

A gratidão consegue acalmar a mente dos ansiosos, pois nos traz de volta ao presente, nos tornando capazes de enxergar nossa própria alma e fluir em harmonia com o universo.

Cultive o poder da gratidão

Um dos primeiros praticantes da gratidão foi um grande filósofo holandês do séc. XVII, Rabi Baruch Spinoza. Ele sugeriu que durante um mês, todos os dias, nos fizéssemos as seguintes perguntas:

  1. O que ou quem me inspirou hoje?
  2. O que me trouxe felicidade hoje?
  3. O que me trouxe conforto e paz profunda hoje?

Concentre-se em responder essas três perguntas sendo capaz de reconhecer as bênçãos que lhe foi dada durante o dia. O que nós colocamos nossa atenção se expande em nossa vida. Ao oferecer gratidão por toda bondade que você experimentou durante o dia, você está convidando o universo a lhe dar mais daquilo.

Carta de agradecimento

Faça uma lista de pelo menos 5 pessoas que tiveram um impacto profundo na sua vida. Escolha um ou mais e escreva uma carta de agradecimento expressando gratidão profunda por todos os benefícios que essa pessoa te ofereceu. Se possível entregue pessoalmente.

Estudos comprovam que isso tem um resultado surpreendente, pois muitas vezes o destinatário não faz ideia do impacto que ele teve na vida de outra pessoa e isso pode mudar sua forma de ver a vida, assim como a sua.

A gratidão melhora os relacionamentos. Acredite!

Caminhada da gratidão

Retire 30 minutos do seu dia, no mínimo, para fazer uma caminhada.

Quando estiver se sentindo ansioso ou depressivo, cogite a hipótese de sair para andar pela sua vizinhança ou em algum lugar que você goste.

Ao caminhar reflita todas as coisas que você tem pelas quais você é grato. O corpo permite que você experimente o mundo físico, enquanto sua mente lhe permite compreender a si mesmo e sua essência. Respire, pare e seja grato pelo ar que está enchendo seus pulmões e lhe dando vida.

A caminhada da gratidão lhe trará inúmeros benefícios. Acredite!

A vida com Gratidão

Depois que comecei a praticar a gratidão comecei a entender o sentido da minha ansiedade e descobri que não somos ansiosos, estamos ansiosos. Para sermos ansiosos, seria necessário viver em estado de ânsia o tempo inteiro e eu percebi que haviam momentos que eu não estava ansiosa, por exemplo quando eu olhava pro céu durante a noite. Neste momento eu conseguia ficar em paz. Ou quando eu abraçava meu cachorro e sentia o amor dele por mim.

Publicidade

Aceite sua ansiedade e aceite que você precisa fazer algo para sair dessa inércia. Seja grato por aprender a ver a vida com os olhos de uma pessoa ansiosa. Nós somos especiais. Somos sensíveis ao mundo, somos mais empáticos e conseguimos perceber os detalhes.

A gratidão fez com que eu fosse capaz de me olhar no espelho e dizer “Eu sou grata por existir com a ansiedade”.

Não permita que a ansiedade te leve ao fundo do poço, mas seja grato por saber olhar a vida com mais cuidado, com mais zelo. Desacelere e permita-se viver em um estado presente e consciente. Não abra a porta para a tristeza, mas quando ela chegar tome um chá com ela. Sinta e depois deixe-a ir embora.

Com a gratidão aprendi a abrir e fechar portas sem me tornar refém das visitas indesejadas.

Eu acredito em você e sei que você também quer sair do fundo do poço.

Eu te entrego a fórmula mágica: GRATIDÃO. Use sem moderação.

Eu sou grata por ter você aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.